quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Cansaço de mim

Cansei de mim.
Tenho a vaga, porém lúcida impressão de que não faço mais parte desse mundo... e se ainda faço, não quero fazer. Sinto nas costas o peso da porcaria nenhuma que teimo em carregar, burro da carga alheia que tomo por minha.
Acho que meu estado atual me entristece. Saber que o eu criança desejava um mundo lindo, de amor e fé, de esperança e igualdade, torna ainda mais soez meu desejo hodierno de um canto só meu. Um canto em que nada nem ninguém me queira, me cobre, me seja, me molde. Recorrente sensação de que estou me tornando pior.
Julgar-se erroneamente acima da média é obrigar-se a estar sempre acima. Permitir a cobrança dos outros guiando sua vida e acreditar que você não pode decepcionar ninguém. Depois, é passar a culpa para si, estimular a si mesmo a uma falsa alegria infinita, que esconde dores e mazelas de quem não te quer assim até encontrar onde vomitar tudo isso – que seja um texto qualquer. Uma das piores coisas pra mim é a necessidade de contentar-me com o pouco que sou.
Dói saber o porquê disso tudo. Aliás, dói achar que sei, e mesmo assim não achar forças para viver... Só para existir. Quero ser o que sou, mas não sei se minhas censuras vêm do meu prejudicado bom senso ou da pressão de quem me acha Bom. Não sou. Sinto falta de achar que estou no caminho certo. Falta da inocência e da ignorância que não me permitiam os pensamentos de hoje. Falta de querer amar meu semelhante sem ter medo de ser obrigado a amá-lo pra sempre, e uma puta saudade do que não me existe.
Que se dane. Eu não suponho que ninguém me entenda. Afinal, essa suposição seria um contra-senso. Se expurgo tudo por aqui, não é para despertar pena ou admiração. Para o inferno com esses dois. É só para me lembrar de como eu era: Uma criança que escrevia. Sem vergonha do que sente e sem medo de ser feliz, a desenhar o destino que queria e não iria alcançar, em linhas verdes traçadas com firmeza, infantilmente.

5 comentários:

Mariana Mendes . disse...

Passei muito tempo me sentindo assim... é complicado! Mas chega uma hora que a gente cansa e passa a ser o que quiser. Eu fiz isso. Tá dando certo.

Depois a gente podia conversar sobre isso. xD


"É só para me lembrar de como eu era: Uma criança que escrevia. Sem vergonha do que sente e sem medo de ser feliz, a desenhar o destino que queria e não iria alcançar, em linhas verdes traçadas com firmeza, infantilmente." Você pode ser assim sabia? Mesmo que o mundo diga que não...


Amute mamute! hauhauahau

Beijos

Mariana Mendes . disse...

Saudade de você!
Me liga quando chegar em casa hoje?

Beijos

Vitor Lécio disse...

Me perdoe a vaguesa do meu comentário, mas vou me permitir divagar consisamente, se é que isso é possível.

Eu acredito que não podemos escolher a verdade das coisas. A realidade se mostra e se defronta fundamentalmente com nossos valores, ensinados desde pequenos pela nossa cultura mentirosa. Somos tocados por retóricas e a estética, tomamos profunda afeição pelas coisas. Mas a verdade muitas vezes não é tão bela assim. Sempre dançamos protegidos acusticamente a nossa bela música, mas quando saímos ao mundo e as potentes caixas de som tocam a música da realidade, não sabemos dançar nada, pisamos em nossos próprios pés e caímos no salão e somos pisoteados sem querer e de propócito.
Cultuamos instituições, ídolos e valores cercados de verniz social. Estas cumprem seu papel estabilidade social e reprodução do sistema que serve a instituição(instituições são pessoas) e tudo isso em um processop que não é premeditado é um processo que a complexa dinâmica social ambiental selecionaou através da história. Nem o mais favorecido dos favorecidos desse estabelecimento premita tudo isso, só sabe que seu personagem nessa história é um bom personagem, o galã.
Esse estabelecimento tem toda uma ontologia, o meio ambiente, o homem que é como diz aristóteles indiscutivelmente um ANIMAL imortal e racional. E a necessidade de comer e se reproduzir na selva agora atualmente é a necessidade de comer e reproduzir na selva.
E o animal homem se junta para melhor sobreviver, mas ele pensa e pensando começa indagar, surgi as religiões que indagam e tomam importante papel na selva.

A realidade é crua, é pessimista aos meus olhos, a verdade pra mim não se enquadra em nenhuma simplória teoria que algum homem pode ter criado com o conhecimento acumulado na história. Mas contudo fica o mistério e o mistério é misterioso, profundo. Existimos.
Existimos através da vida se ela são várias ou uma só, é certo que faz parte da minha vida duvidar, me instigar, me sentir confuso e me entristezer. E se há uma coisa que eu sei é que a vida é complexa e que bonito não é só o feliz ou o divino, bonito pra mim também é a tristeza, a dúvida, o sexo e o inferno porque é isso que tudo isso é autêntico.

Pra fazer um samba com beleza é preciso um mocado de tristeza. Cantar a alegria tbm tá valendo.

A vida é complexa e sobreviver nela é fácil, aprenda a dançar a música, mas puta que pariu se não gostas da música vc tá fadado a ser desajustado,mas como desajustado vc pode até não sobreviver bem,mas talvez de pra viver melhor...mas tudo essa frase tá cheias de valores que aprendi quando era criança e se me perguntar se eu tenho certeza sobre isso, fico na dúvida.

A vida é um mistério,mas viver bem na vida seja uma questão de conhecer a si mesmo e não o cosmos. E mesmo que eu esteja repetindo um dito sovrático cristão, creio que a coisa seja mais superficial, e se conhecer bem para viver bem , seja conhecer o que na vida te dá prazer.
E ter coragem para fazer como se existisse apenas uma vida,é a única que tenho certeza que vou viver.

E aqui chego ao ponto que me fez visitar seu blog Waldir...Hoje estava indo na cantina tomar um suco com um amigo e tinha uma menina mó bonitinha sentada des costas pra mim,,,eu pensei vou lá tampar o olho dela e perguntar...adivinha quem é?...como eu não conheço ela e nem ela me conhece, as coisas ficariam imprevissíveis. Eu não tive coragem para fazer isso, pensei que talvez estivesse com vc eu teria coragem para tal. Só sei que eu nem imagino as emoções que me viriam em tamanha aventura social, e como a vida e feita de emoções eu queria que elas fossem intensas e imprevisíveis.

Desculpa ter divagado tanto...as coisas estão desconexas e pouco coesas imagino...nem vou reler,mas é que eu fui pensando escrevendo e escrevendo eu fui pensando.

Abração ManoBrow

Mariana Mendes . disse...

JÁ É

"Sei lá...
tem dias que a gente olha pra si
e se pergunta se é mesmo isso aí
que a gente achou que ia ser
quando a gente crescer
e nossa história de repente ficou
alguma coisa que alguém inventou
a gente não se reconhece ali
no oposto de um déjà vu

sei lá...
tem tanta coisa que a gente não diz
e se pergunta se anda feliz
com o rumo que a vida tomou
no trabalho e no amor
se a gente é dono do próprio nariz
ou o espelho é que se transformou
a gente não se reconhece ali
no contrário de um vis a vis

por isso eu quero mais
não dá pra ser depois
do que ficou pra trás
na hora que já é!"


Quando escutei essa musica hoje lembrei do seu texto. \o/

Unknown disse...

eu acho que estou com vergonha de fazer meu comentário depois de ler as coisas tão profundas que escreveram aqui.
mentira num tô não
...mas devia estar...
quando li: "a desenhar o destino que queria e não iria alcançar, em linhas VERDES traçadas com firmeza"
lembrei de uma coisa- lá vai meu comentário:
MANCHA VERDE!
ando meio decepcionada comigo..